Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Botuporã: assaltantes roubam armas de agência do BB

Uma quadrilha formada por quatro homens assaltou a agência do Banco do Brasil da cidade de Botuporã, no sudoeste do estado, na madrugada dessa quarta-feira (30). Os criminosos agiram por volta das 03h, mas, segundo o major Jorge Brito Macêdo, comandante da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Livramento de Nossa Senhora, os assaltantes curiosamente não roubaram dinheiro, mas as armas dos seguranças do banco. Informações do site Brumado Notícias.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sequestro no Banco do Brasil de Maracás

A gerente da agência do Banco do Brasil da cidade de Maracás, Mara Rúbia Pereira de Jesus, sequestrada no final da tarde de ontem (28), foi libertada hoje, na saída da cidade. A Polícia Civil e Militar continuam à procura dos assaltantes.

Segundo informações extraoficiais, a mãe da gerente, Maria das Graças, seqüestrada junto com a filha, teria sido liberada no distrito do Entroncamento de Jaguaquara. Os quatro assaltantes utilizaram um veículo modelo Tiggo, de cor preta e placa NTO-6119.

O Sindicato dos Bancários apurou, junto à Superintendência do Banco do Brasil, que as vítimas foram libertadas após pagamento de resgate.

Fonte: www.blogdaresenhageral.com.br

domingo, 27 de novembro de 2011

SHOW com Pe. Renato Aguiar e os Músicos Missionários em IBIPITANGA

A Festa de Santa Luzia (Santa Lúcia, ou por vezes apenas Lúcia) é uma festa religiosa católica com raízes pagãs, dedicada a Santa Luzia, que ocorre a 13 de Dezembro, dia consagrado a esta Santa. Festa tradicional e popular é celebrada em muitas paróquias de diversas dioceses do Brasil e do mundo. Na diocese de Livramento ela é festejada na cidade de Ibipitanga – BA.

Para a honra e louvor do Senhor sob a intercessão de Santa Luzia, a comunidade Católica realizará um show católico com a presença do Pe. Renato Aguiar e os Músicos Missionários, no dia 10 de dezembro na Casa de Show Edy Pan. O Canta Povo de Deus é um projeto de Evangelização através da música. Com esse evento religioso estamos trazendo os nossos jovens que se encontram distantes do seio da comunidade. Portanto, vem louvar, cantar e dançar na presença do Senhor, pois Ele é o nosso verdadeiro amigo, a nossa força e alegria. Com Jesus a nossa festa é muito mais divertida. Com Ele divertimos e nos alegramos sem precisar de droga nenhuma.

O primeiro nome conhecido da cidade foi Santa Luzia do Barro Vermelho. O povoado integrava o município de Ibitiara. Em 1937, o povoado mudou o seu nome para Ibipitanga. Em 6 de maio de 1962, foi realizado um plebiscito para decidir sobre a emancipação do povoado. Aprovada a emancipação, o povoado se desmembrou oficialmente de Ibitiara em 16 de julho do mesmo ano.

"Ibipitanga" é um termo tupi que significa "terra vermelha", através da junção dos termos yby ("terra") e pytang ("vermelho"). Se localiza no sertão da Chapada Diamantina, com clima semiárido e a caatinga como sua principal vegetação. O município - incluindo sua sede - é banhado pelo Rio Paramirim, afluente do Rio São Francisco.

Fonte: www.missaomusical.com

sábado, 26 de novembro de 2011

Justiça mantém aumento de 13% nas contas da Embasa

O aumento médio de 13,64% aplicado na cobrança pelos serviços de água e esgotamento sanitário prestados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) continuará a ser aplicado.

Em decisão proferida pela desembargadora Daisy Lago Ribeiro Coelho, da 3ª Câmara Cível, publicada nesta sexta feira (25) pelo Tribunal de Justiça, foi suspensa a liminar do juiz Ricardo D´Ávila, da 5ª Vara da Fazenda Pública, que vetava a suspensão do reajuste tarifário.

Em nota divulgada na tarde de ontem (sexta-feira), a Embasa informa que reajuste médio de 13,64%, aplicado a partir de maio deste ano, não foi igualmente distribuído entre os consumidores. Aqueles com poder aquisitivo mais baixo, enquadrados nas tarifas residenciais Sociais e Intermediárias, assim como na faixa inicial de consumo (até 10 mil litros), tiveram aumento tarifário em torno de 8%. Com informações do Correio da Bahia.

Fonte: www.blogdaresenhageral.com.br

Vacinação contra febre aftosa será realizada até o dia 30

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa está na reta final na Bahia. Os criadores têm até o dia 30 deste mês para vacinar e declarar os rebanhos bovino e bubalino nos escritórios locais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Nesta etapa, apenas os animais com idade até 24 meses devem ser vacinados, mas é necessário declarar todo o rebanho, mesmo os produtores que não possuem bovinos para vacinar nesta etapa de novembro. Já nos oito municípios que compõem a zona de proteção todo o rebanho deve ser vacinado e declarado.

Para comprovar a vacinação do rebanho, o criador deve se dirigir até um dos escritórios da Adab, estrategicamente localizados nos municípios baianos, e apresentar a nota fiscal da compra da vacina e informar a data de realização da vacinação, além da quantidade de animais vacinados por faixa etária.

Fonte: www.blogdaresenhageral.com.b

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Conferência Estadual debate demandas da cultura

IV Conferência Estadual de Cultura discute propostas para o Plano Estadual de Cultura

Depois da aprovação da Lei Orgânica da Cultura no dia 22 de novembro, na Assembléia Legislativa, o setor cultural da Bahia se prepara para mais uma ação de extrema relevância: a realização da IV Conferência Estadual de Cultura. Com o tema “Planejar é Preciso”, a Conferência acontece de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2011, na cidade de Vitória da Conquista, e já começa com um desafio importante: ajudar a compor o Plano Estadual de Cultura, uma das principais metas estabelecidas pela nova Lei.

“Com a nova Lei garantimos a maior organização e institucionalização da Cultura em nosso estado. A Conferência é o momento para discutirmos políticas públicas de Estado, contando com a colaboração dos 26 Territórios de Identidade”, avalia Albino Rubim. A abertura da conferência será no dia 30 de novembro, ás 19h, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Av Rosa Cruz nº 45 – Bairro Candeias).

Além do secretário Albino Rubim, participam da Conferência o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Adalberto Santos, coordenador do encontro e os dirigentes da várias unidades da Secretaria de Cultura (Secult), como Fundação Cultural (Funceb), Fundação Pedro Calmon (FPC), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e Diretoria de Museus (Dimus). “Depois de ouvir as diversas comunidades, chegou a hora de promover uma grande conversa entre o poder público e a sociedade civil”, diz Adalberto Santos.

Nos dias 01 e 02 de dezembro acontecem as discussões das propostas recolhidas nos 315 encontros municipais, 26 territoriais e quase 20 setoriais, além das Conferências Livres, realizados na capital baiana e no interior. Além do Centro de Cultura, os debates também vão ocorrer no Instituto de Educação Euclides Dantas.

A programação da IV Conferência Estadual de Cultura contempla, ainda, uma extensa programação cultural que inclui shows em praça pública. No dia 01 de dezembro, a partir das 20h, na Praça Barão do Rio Branco, acontecem apresentações do Balé Jovem de Salvador e do Balé Folclórico da Bahia. No dia 02 de dezembro, às 21h, na mesma praça, tem show do cantor e compositor Zeca Baleiro.

Quem quiser poderá acompanhar toda as discussões através do Blog da Conferência http://culturabahia.com/, um espaço próprio criado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) com todas as informações do encontro.

Expectativa

Em toda Bahia, a expectativa é grande para o início da conferência. “Todos esperamos colher frutos positivos, principalmente ver as áreas da cultura organizadas”, afirma João Omar, representante do território de Vitória da Conquista. “Minha luta é pela capacitação dos agentes de cultura. Vou defender essa ideia para todo o Estado porque sei que não é um problema só do Extremo Sul”, diz Lucas Nicácio Nascimento, músico da região de Porto Seguro, delegado da sociedade civil.

A Conferência Estadual é o momento em que as várias regiões se manifestam sobre suas demandas. “Sou professora de arte-educação em Ilhéus, e vou levar para Conquista a realidade de quem trabalha com projeto social, praticamente no voluntariado, sem apoio de ninguém. Espero encontrar outras pessoas em Conquista que queiram discutir maneiras de manter a regularidade desse tipo de atividade, que é um complemento importante à sala de aula para muita gente”, diz Jocelia Kaffer, eleita delegada da sociedade civil no Litoral Sul.

E os jovens também já demonstram interesse em participar das discussões e de serem ouvidos.  “Estou delegado suplente, quem sabe não irei para Conquista como titular! Mas quero ir de qualquer jeito. Minha expectativa é que isso traga um conhecimento novo para mim. Eu gosto porque sempre tem pessoas críticas que sabem conversar e também sabem manter a qualidade da discussão”, diz Elismar Costa Barbosa, o mais novo entre os delegados suplentes, com apenas 14 anos, de Gandu (Baixo Sul).

Propostas da etapa territorial

Os participantes da IV Conferência Estadual de Cultura irão analisar, comparar e discutir as propostas resultantes das conferências territoriais de cultura. Ao todo foram 26 encontros da etapa territorial, realizada em setembro e outubro. Nas conferências territoriais, os participantes se dividiram em seis grupos de trabalho. Cada um elaborou uma proposta para ser levada à discussão no âmbito estadual, referente a cada eixo temático: expressões artísticas, patrimônio e memória, pensamento e leitura, transversalidade da cultura, gestão da cultura e redes produtivas e serviços criativos.

Em uma análise do conjunto de ideias, é possível perceber demandas comuns que, pela repetição em territórios distantes e heterogêneos, ganharão voz ampliada em Conquista. Um exemplo forte vem do eixo de expressões artísticas: a necessidade de formação e qualificação dos profissionais da área. No território da Bacia do Jacuípe, essa damanda ganhou até nome, “Efopart – Escola de Formação Profissionalizante de Artistas”.

O mesmo tipo de demanda aparece em outros eixos, como gestão da cultura e redes criativas, que propõem cursos de capacitação e formação de gestores culturais, com objetivo de promover profissionalização, trabalho em rede e acesso a financiamentos.

Embora tenha ganhado títulos e nuances diferentes, outra proposta comum é do eixo de pensamento e leitura: a criação de um festival ou feira literária estadual, que poderia ser itinerante. As ideias da instalação de centros de referência territoriais e da realização de mapeamentos dos bens culturais de cada território também vão ser levadas em peso para Conquista, pelo eixo de patrimônio e memória.

Mas também houve propostas originais e únicas, como a inclusão da cultura como disciplina do currículo escolar regular (do Baixo Sul), a criação do cargo de agente de cultura (do Vale do Jiquiriçá) e a territorialização da TV pública da Bahia (Bacia do Jacuípe), por exemplo.

Caberá aos participantes negociarem entre si para decidir quais dessas propostas entrarão no documento final da IV CEC. O documento subsidiará o Plano Estadual de Cultura, que definirá as políticas de cultura a serem aplicadas nos próximo dez anos. Na discussão, também entrarão as propostas oriundas da etapa setorial.

Fonte: www.cultura.ba.gov.br

domingo, 20 de novembro de 2011

Segurado já pode ver valor da segunda parcela do 13º

Os aposentados e pensionistas do INSS já podem conferir quanto receberão na segunda parcela do 13º salário, que começa a ser paga a partir desta quinta-feira.

A consulta pode ser feita no site www.previdencia.gov.br –veja o passo a passo ao lado. Além da consulta pelo site, os segurados poderão, a partir de quinta-feira, conferir os valores no extrato bancário da conta em que é feito o pagamento do benefício do INSS, segundo o Ministério da Previdência.

A primeira parcela do 13º foi paga no final de agosto sem desconto do Imposto de Renda. A antecipação foi garantida após acordo entre o governo e as centrais sindicais. Agora, na segunda parcela, o desconto do Imposto de Renda será calculado sobre o valor total do 13º.

Fonte: www.blogdaresenhageral.com.br

Macaúbas: Acusado de matar filho é transferido após tentativa de linchamento

Macaúbas
Após um protesto de 300 pessoas neste sábado (19), os acusados pela morte de uma criança de 8 anos foram transferidos da carceragem da delegacia de Macaúbas, no oeste baiano. A multidão, revoltada, tentou invadir o espaço para linchar o pai do menino, Zenilton Silva Costa, 35, e Uilton Jesus Santos, 18 – réu confesso –, contratado por ele por R$ 1 mil para matar o filho de uma relação extraconjugal. Embora negue, o genitor é acusado de mandar tirar a vida do garoto para deixar de pagar uma pensão alimentícia de R$ 50. De acordo com o delegado Genivaldo Rodrigues, a dupla foi conduzida para fora da cidade, em local não revelado, até que a investigação sobre o caso seja concluída. "A revolta dos presos e da população é muito grande e, por isso, não tínhamos condições de mantê-los por perto", explicou Rodrigues ao jornal A Tarde, ao salientar que precisou de quatro viaturas e aproximadamente 30 policiais para conter o levante e retirar os acusados do espaço. Nesta segunda-feira (21), a mãe da vítima e outros familiares serão ouvidos pela polícia.

Fonte Texto: www.bahianoticias.com.br

Fonte Foto: www.focadoemvoce.com

50 Anos de Emancipação Política de Rio do Pires

Rio do Pires 50 Anos
O município de Rio Pires promoveu, nos dias 17 e 18/11, várias atividades para comemorar os seus 50 anos de emancipação política. O referido evento contou com a participação de um considerável contingente de pessoas, gente de todo o município que se dirigiu para Rio do Pires para aproveitar os atrativos proporcionados.

As comemorações, promovidas pela Prefeitura Municipal de Rio do Pires, na administração do prefeito Ney Nardes, pelo poder legislativo local e diversos segmentos da sociedade, contaram com a realização de um belíssimo desfile organizado por diferentes setores da sociedade, apresentações musicais e tantas outras atividades. Diversos temas foram trabalhados na intenção de relembrar o contexto histórico riopirense.

Veja Algumas imagens do Evento seguindo o link: http://www.ibiajara.com/portal/eventos/58-eventos/434-rio-do-pires-promove-desfile-para-comemorar-os-50-anos-de-emancipacao-politica

Fonte: www.ibiajara.com

sábado, 19 de novembro de 2011

20 de Novembro Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

Fonte Texto: www.pt.wikipedia.org
Fonte Foto: www.fimca.com.br

Macaúbas: Pai é acusado de matar o filho por não querer pagar pensão

Macaúbas
 Um garoto de nove anos morreu após ser asfixiado e jogado em uma ribanceira no povoado de Curralinho, próximo ao município de Macaúbas, localizado no oeste do estado, segundo infomações do Correio. Os familiares da criança notaram o desaparecimento da criança na quinta-feira (17) e acionaram as polícias Civil e Militar. Após um dia de busca, o corpo foi achado em uma área afastada com um cadarço no pescoço e um saco plástico amarrado na cabeça. Ao começar as investigações, a polícia percebeu que o pai não eteve presente no trabalho de buscas do garoto. Neste sábado (19), um jovem de 18 anos foi preso acusado de ser o executor do crime mas, em depoimento, revelou ao delegado Genival Rodrigues que matou o garoto em troca de R$ 1 mil prometidos pelo pai da criança, que foi preso logo em seguida. O jovem também disse que ele queria matar o filho para não pagar a pensão alimentícia de R$ 50. O pai, que é agricultor, nega o crime. “O menino também tinha problema no coração, precisava fazer cirurgia, e ele não queria pagar a pensão”, diz o delegado.  Os dois suspeitos são ouvidos pelo delegado na tarde deste sábado (19). O corpo da criança foi sepultado na sexta-feira (18).

Fonte do Texto: www.bahianoticias.com.br
Fonte da Foto: www.focadoemvoce.com

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Situação da FTC se complica

Atolada em dívidas empresariais e, principalmente, trabalhistas, - além de já estar há algum tempo tentando ser negociada por grandes grupos empresariais e fundos de investimentos – a situação da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) complica-se ainda mais depois da divulgação do resultado do Ministério da Educação (MEC), que a inclui entre as piores do país. Oriunda de um grupo empresarial da área de segurança, mais precisamente do empresário Gervásio Oliveira, a instituição já chegou a ter 60 mil alunos somados aos de Ensino à Distância (EAD) e dos seus campi no interior da Bahia. Agora, com o passar do tempo, encolheu. E, como o valor da venda vem do número de estudantes matriculados, o seu valor de mercado diminuiu. Comenta-se que está com salários atrasados e que a consultoria Price Waterhouse está auditando para saber o tamanho do negócio.

Fonte: www.bahianoticias.com.br

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Bahia é o estado com maior número de analfabetos, aponta IBGE

A Bahia é o estado brasileiro que possui a maior população de analfabetos em números absolutos, de acordo com os Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010 divulgados, nesta quarta-feira (16), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No total, são 1,729.297 milhões de cidadãos, com idade superior a 15 anos, que não sabem ler nem escrever, o que equivale a quase 16,6% da população baiana. Ao considerar todo o Brasil, onde os índices chegaram a 9,6% da população. Quando o critério observado é a etnia, os piores números da alfabetização no estado estão com os negros (17,8%), seguidos dos pardos (17,1%) e dos indígenas (18,9%). A população branca e a população amarela apresentam os menores índices, com 14,3% e 15% respectivamente. Se fosse considerada somente a proporção entre o total da população e a quantidade de analfabetos, a Bahia ocuparia a nona colocação. A liderança nacional pertenceria, nesse caso, a Alagoas, onde 24,3% da população é analfabeta.

Fonte: www.bahianoticias.com.br

17 estados não cumprem lei do piso nacional para professor, inclusive a Bahia

Aprovada há mais de três anos, a lei nacional do piso do magistério não é cumprida em pelo menos 17 das 27 unidades da Federação, informa a reportagem publicada na edição desta quarta-feira da Folha de São Paulo. A legislação prevê mínimo de R$ 1.187 a professores da educação básica pública, por 40 horas semanais, excluindo as gratificações. A lei também assegura que os docentes passem ao menos 33% desse tempo fora das aulas para poderem atender aos estudantes e preparar aulas. A regra visa melhorar as condições de trabalho dos docentes e atrair jovens mais bem preparados para o magistério. O levantamento da Folha mostra que a jornada extra-classe é o ponto mais desrespeitado da lei: 15 Estados a descumprem, incluindo São Paulo, onde 17% da carga é fora da classe. Entre esses 15, quatro (MG, RS, PA e BA) também não pagam o mínimo salarial. O ministério da Educação afirma que a lei deve ser aplicada imediatamente, mas que não pode obrigar Estados e municípios a isso. A maior parte dos Estados que descumprem a lei disse que vai se adequar à regra. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação recomendou a seus sindicatos que entrem na Justiça.

Fonte: www.blogdoglauber.com.br

História da Proclamação da República no Brasil, 15 de novembro de1889

Proclamação da República, 1893, Benedito Calixto
A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador Pedro II. Foi, então, proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil.

A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.

Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.

Fonte: www.pt.wikipedia.org

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Governo da Bahia encaminha cisternas emergenciais para escolas da região

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), através da Coordenação de Defesa Civil da Bahia (Cordec), encaminhou 171 Cisternas Emergenciais para as escolas municipais dos municípios de Boquira, Botuporã (27), Caturama (13), Érico Cardoso (12), Ibipitanga (23), Macaúbas (23), Rio do Pires (17) e Tanque Novo (24), todos pertencentes ao Território da Bacia do Paramirim. Fabricada em lona polietileno, os equipamentos tem capacidade de armazenamento para 8 mil litros de água e uma vida útil mínima de 10 anos. O Governo da Bahia fez um investimento de cerca de 290 mil reais na aquisição das 171 cisternas. A entrega oficial das cisternas aconteceu na manhã desta sexta-feira (11), no município de Macaúbas, com a presença do secretário de Desenvolvimento Social Carlos Brasileiro e outras autoridades.

Fonte: www.blogdoglauber.com.br

Procon recomenda cuidados na compra pela internet

O Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) recomenda cuidados na compra de produtos no Natal. Verificar se há reclamações no cadastro dos órgãos de defesa do consumidor, coletar referências com amigos, averiguar o endereço físico do fornecedor com telefone ou e-mail para esclarecer eventuais dúvidas, saber dos procedimentos para reclamação ou devolução do produto, bem como verificar que medidas o site adota para garantir a privacidade e a segurança dos usuários, estão entre os cuidados sugeridos pelo órgão de defesa do consumidor.

O Procon recomenda também não fornecer informações pessoais desnecessárias para as compra e guardar todos os dados referentes à transação, além de questionar a existência de despesas com fretes e taxas adicionais. Sempre que possível, o cliente deve identificar o endereço físico da empresa e seus dados cadastrais pó rmeio do endereço eletrônico exigir nota fiscal e imprimir ou guardar em meio digital o contrato firmado.

Embora não exista estatística atualizada sobre o contínuo crescimento das vendas pela internet, o Procon registrou 1.036 queixas de atendimento do comércio virtual no ano passado e adianta que o ritmo de reclamações neste ano está um pouco menor. Foram contabilizadas 844 queixas de janeiro até a última quarta-feira (9), contra 892 no mesmo período de 2010.

Caso o consumidor não tome cuidados, a compra pode virar uma dor de cabeça, como aconteceu com dona Maria Isabel Escodino Albuquerque, 48 anos, moradora do Núcleo Bandeirante no Distrito Federal. Ela gostou das ofertas de uma máquina fotográfica e de um celular pelo valor total de R$ 590, conforme anunciado no site Compredachina. Só que depois de feito o pedido lhe comunicaram despesas de frete e de alfândega que dobravam o preço anunciado.

Ela disse que tentou cancelar o pedido várias vezes e “sempre respondiam que não era possível, porque os produtos tinham sido faturados na origem”. A pendência só se resolveu depois que ela registrou queixa no Procon do Distrito Federal, e dois dias depois foi comunicada pela Compredachina do cancelamento do pedido. As informações são da Agência Brasil.

Fonte: http://www.blogdaresenhageral.com.br

domingo, 13 de novembro de 2011

Macaúbas: Diretório do PSD recebe Otto Alencar

O vice-governador da Bahia, secretário de Infraestrutura e presidente estadual do PSD, Dr. Otto Alencar, esteve em Macaúbas ontem (11) onde reuniu-se com o presidente municipal da sigla, Dr. Pimenta e com o o vice presidente Dr. Wilton, antes de ir até ao município de Ibipitanga autorizar a realização de algumas obras. De acordo com as informações do Macaúbas On Off, Pimenta disse que o vice-governador está otimista com a sucessão municipal de Macaúbas em virtude da boa administração do prefeito Amélio Costa Júnior (PSB), mas ressaltou que Otto deseja que seu partido, o PSD, participe ativamente deste processo eleitoral que se aproxima, visto que tem nomes fortes para somar na política local. Em entrevista ao Jornal do Sudoeste, Otto afirmou que tem conversado com o governador Jaques Wagner (PT) a respeito das alianças para as eleições municipais de 2012 e que o seu partido tem grande interesse em indicar candidatos para fazer parte da chapa majoritária, seja como prefeito ou vice, além dos candidatos a vereador que são indispensáveis nos municípios onde o PSD possui diretório. Finalizou afirmando que o PSD se esforçará para que os postulantes a cargos eletivos possam começar a “costurar” e avaliar o seu “peso político” dentro do município e que dará todo o apoio necessário para que seu partido cresça dentro e fora da Bahia.

Fonte: www.blogdoglauber.com.br

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Boquira: Professores em greve

Os professores da rede municipal de ensino de Boquira, no Sudoeste Baiano, permanecem em greve desde o dia 1º de novembro, tendo como principal demanda a aprovação do Plano de Carreira. Sem nenhuma manifestação do prefeito Edmilson Rocha de Oliveira (PR), os docentes seguem paralisados por tempo indeterminado. Nesta sexta-feira (11) os profissionais saem às ruas em protestos e concluem a caminhada com um ato público na porta da Prefeitura Municipal.

Fonte: www.blogdoanderson.com

Caravana contra trabalho infantil chega ao fim após percorrer nove municípios

Caravana em Paramirim / Foto: Luiz Carlos Bill
A Caravana Estadual pela Erradicação do Trabalho Infantil encerra nesta sexta-feira (11) o roteiro de visitas a nove cidades do interior da Bahia para mobilizar os gestores quanto à importância do enfrentamento da exploração de crianças e adolescentes. A caravana percorreu as cidades de Boquira, Rio do Pires, Paramirim, Ibipitanga, Érico Cardoso, Caturama, Tanque Novo, Botuporã e Macaúbas. Em cada uma das localidades foram realizadas caminhadas, eventos de conscientização, atividades para as crianças e distribuição de cartilha em quadrinhos, além de reuniões técnicas com a rede de ação e proteção social, conselhos tutelares e representantes da sociedade civil organizada. A iniciativa foi articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia (Sedes), com apoio de parceiros como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e o Ministério Público do Trabalho.

Fonte do Texto: http://www.bahianoticias.com.br/
Fonte da Foto: www.focadoemvoce.com

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Estrada de Botuporã em péssimo estado de conservação

Estrada de Botuporã
Encontramos esta foto da estrada que liga a BA152 ao Município de Botuporã no site www.macaubasonoff.blogspot.com. Sempre ouvimos falar de tal fato, todavia já há um bom tempo que por lá não passamos, pela foto vemos que o estado da estrada é péssimo, muitos motoristas de Paramirim, por exemplo, que precisam ir a Tanque Novo prefere a estrada de terra a pegar esse trecho. Alguns dias atrás circularam na internet que essa mesma estrada seria reformada, porém até o momento as obras de reforma não começaram.

Bancos vão reivindicar melhorias na segurança das agências

O sindicato dos bancários de Vitória da Conquista e região enviou nota citando o clima de insegurança que tem tomado conta das agências no estado, principalmente no Sudoeste baiano.

Com 116 ocorrências entre janeiro e novembro, o estado registra um aumento de 86,66% no número de assalto a bancos em relação a todo o ano de 2010.

Os municípios do interior são os principais alvos das quadrilhas. Na última semana, duas cidades da Região Sudoeste foram as escolhidas. Em Paramirim foi o quarto assalto à agência do Banco do Brasil. Já em Tanhaçu, os assaltantes explodiram, pela segunda vez, o prédio onde funciona a unidade do BB.

Em abril deste ano, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA) criou uma força-tarefa com participação das polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e o Ministério Público para compartilhar dados sobre criminosos e entender o trajeto dos assaltantes a bancos.

Em setembro, o governo estadual instalou o Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif) para intensificar as ações contra quadrilhas especializadas. De acordo com o governo, 119 pessoas foram presas e 28 quadrilhas desarticuladas no período de janeiro até setembro.

Fonte: http://www.blogdaresenhageral.com.br

terça-feira, 8 de novembro de 2011

A arte brasileira de Venilson, nos sertões de São Timóteo

O jovem artista plástico Venilson Alves, 21 anos, expôs seu talento, na mostra “Arte Brasileira de Raiz e Cultura”, dia 30 de outubro, no distrito de São Timóteo, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Foi uma promoção do grupo “Projovem Trabalhador”, do qual ele faz parte.

Segundo relato do professor Alexirley Ramos, Venilson “é um artista nato, desde a infância já manifestava aptidão e interesse para a pintura”, acrescentando que “suas telas retratam a vida do homem do sertão, paisagens naturais e casarões históricos do período colonial” e deixaram o público encantado.

No mesmo relato, acrescenta que a obra do jovem artista apresenta um “traçado marcante, de contraste de luz e cor”. Ao ouvirem a história de vida do autor, declamada na forma de poesia de cordel, de autoria do próprio Venilson, muitas pessoas se emocionaram e choraram. Ele mostrou toda sua trajetória de vida e luta pela realização de um sonho, ali concretizado, na primeira exposição.

Houve o leilão de três telas do artista. Uma delas retrata a jornada dos tropeiros em nossa região. Outra é a cachoeira de Livramento, principal cartão postal do município. E, por fim, uma terceira, retratando um dos casarões históricos da região, construído no período colonial. Emocionado, Venilson agradeceu à sua família e a todos que colaboraram para a concretização da mostra.

Dentre os que foram prestigiar o evento estavam prefeito Carlos Roberto Souto Batista, primeira dama e secretária de Governo Suzete Spínola Souto, vereadores João Amorim e João Louzada, e a coordenadora do Projovem Trabalhador, Zulimar Azevedo.

Fonte: www.mandacarudaserra.com.br

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Wanderley: Banco do Brasil é assaltado; caixas eletrônicos explodidos e 5 pessoas levadas reféns

A agência do Banco do Brasil do município de Wanderley, no extremo oeste baiano, foi assaltada no início da tarde desta segunda-feira (7). De acordo com informações da polícia local, a quadrilha com sete homens fortemente armados chegaram em um pick-up por volta das 11h, quando o banco estava lotado de clientes. Os assaltantes portavam metralhadoras e fuzis, usavam coletes à prova de balas e estavam todos encapuzados. Eles atiraram contra as portas de vidro e renderam os dois vigilantes que faziam a segurança do prédio. Ainda de acordo com a polícia, o bando explodiu os caixas eletrônicos e levou todo o dinheiro. Na saída, os ladrões ainda atiraram nas paredes, nos tetos, para assustar os clientes, o que deixou o prédio completamente destruído. A ação durou cerca de 40 minutos. Na fuga, eles levaram como reféns os dois vigilantes, o gerente, um funcionário e um cliente. Segundo o Correio 24 Horas, dois deles ainda continuam em poder do grupo. Essa é a segunda vez que a mesma agência é assaltada somente este ano. No dia 3 de março, cerca de 15 homens armados roubaram o dinheiro do banco e fizeram uma pessoa como refém. No momento do roubo desta segunda, trabalhavam no posto policial apenas dois PMs, que não tiveram como reagir.

Fonte: www.bahianoticias.com.br

domingo, 6 de novembro de 2011

Bahia ainda está fora do plano de banda larga a menores preços

A Bahia segue fora da rota de investimentos das operadoras no Plano Nacional de Banda Larga, que disponibiliza uma conexão de 1 megabit por segundo pela mensalidade de R$ 35 mensais,de acordo com informações do A Tarde. Entre as 444 cidades contempladas pelo programa até agora, nenhuma é baiana. Em vigor desde outubro, quando as concessionárias de telefonia fixa Oi, Telefonica, Algar Telecom e Sercomtel começaram a oferecer o serviço de banda larga popular, o programa também não chegou aos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte. A maior parte dos investimentos está concentrada em São Paulo, que já teve 233 municípios contemplados, seguida do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Principal concessionária de telefonia fixa da Bahia, a Oi levou o programa para 100 municípios na primeira etapa, que estão sendo atendidos desde setembro. No início deste mês, a empresa anunciou a inclusão de outras 100 cidades. Mais uma vez, nenhum município baiano foi contemplado.  Por meio da assessoria de imprensa, a Oi afirmou a intenção de trazer serviço para a Bahia nas próximas etapas. “Até o fim de 2014, as ofertas estarão disponíveis em todos os 4,8 mil municípios da área de atuação da Oi”, afirmou a concessionária em notal. A Tim pretende expandir a rede de internet móvel para 300 cidades do País, ainda não divulgadas, e a Claro informou que já oferece em 515 cidades o plano popular 3G por R$ 29,90 reais por mês.

Fonte: www.bahianoticias.com.br

Bandidos explodem Banco do Brasil de Tanhaçu nesta madrugada

Uma quadrilha de encapuzados assaltou a agência do Banco do Brasil de Tanhaçu-BA,  nesta madrugada, após explodir a parte anterior do prédio, que fica no centro da cidade.

Eram 3 horas quando um Gol (modelo antigo), que havia sido roubado de um morador de um bairro vizinho, estacionou em frente ao banco e dele saltaram os bandidos encapuzados, portando armamento pesado (metralhadoras,  escopetas e artefatos explosivos), dirigiram-se à porta principal e com determinação instalaram, rapidamente, as bombas, que ao serem detonadas destruíram toda a parede, vidraça da entrada e parte do teto. Dois terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos) foram estourados.

A ação foi rápida,  tendo sido testemunhada por um número reduzido de pessoas, em virtude do horário. Uma delas revelou que um homem encapuzado permanecia na entrada da agência com o que parecia ser uma escopeta , enquanto os outros perpetravam o roubo.

Fonte: www.blogdomarcelo.com.br

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SAC Móvel visitará Paramirim, Caturama e Érico Cardoso

Veja as datas e os locais em que o SAM Móvel estará nos municípios neste mês de novembro:

Caturama: 12 a 13 na Praça da Matriz
Érico Cardoso: 15 1 16 na Praça da Matriz
Paramirim: 18 a 19 na Praça Santo Antonio.

Serviços Oferecidos:
- Certidão de Nascimento;
- Carteira de Identidade;
- Cadastro de Pessoa Física;
- Recadastramento de Pensionistas do Estado;
- Antecedentes Criminais e
- Críticas, denúncias, elogios, orientações, reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos prestados pelo Governo do Estado.

Informações da Coordenação de Articulação Social – COAS e Secretaria de Relações Institucionais – SERIN

Fonte: www.blogdoglauber.com.br

Érico Cardoso e outros 150 municípios na Bahia contemplados com Academia da Saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou os municípios que serão contemplados pelo Programa Academia da Saúde, que estimulam a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Em todo o Brasil, foram selecionados 2 mil polos que serão instalados em 1.828 municípios. Para a Bahia, serão destinadas 164 unidades, em 151 municípios. O anúncio foi realizado durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários e apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre.

“As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, ressalta o ministro. Padilha observa que a construção desses espaços é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – medidas previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT. Lançado em agosto, tem como meta a redução de 2% ao ano das mortes prematuras por essas doenças. O objetivo é alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, à alimentação inadequada e obesidade.

Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para a prática de atividade física. As atividades devem estar ligadas aos serviços de atenção básica. Lançada no último mês de abril, de acordo com o Portal da Saúde, a estratégia Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer, a exemplo de iniciativas bem sucedidas realizadas em cidades como Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Vitória. Os secretários de saúde destes municípios receberam, durante a Expoepi, uma homenagem do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Além de Érico Cardoso, foram contemplados em nossa região os seguintes municípios: Rio de Contas, Igaporã, Oliveira dos Brejinhos, Caetité e Guanambi.

Fonte: www.blogdoglauber.com.br