Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Festejos na Comunidade de Canabravinha

Entrada de Festa em Canabravinha
A comunidade de Canabravinha possui em seu calendário anual os festejos em louvor a Nossa Senhora da Graça e a São Sebastião. As comemorações acontecem nos dias 01 e 02 de fevereiro e tem a mais bonita e divertida Entrada de Festa (vários carros alegóricos e os caretas com seus chicotes acompanhados pelo bumba-meu-boi). Este ano o Prefeito Júlio Bernardo inaugurará a terceira parte da pavimentação dos arredores da Praça, foram pavimentados 2500 metros quadrados. A grande atração da festa será a Banda de axé Trem Bala.

Associação de Policiais deflagra greve; comando não acredita em adesão do efetivo

Por Mateus Novais

A Associação de Policiais e Bombeiros da Bahia (Aspra) anunciou o início de uma greve de policiais. O comunicado foi feito após reunião realizada nesta terça-feira (31), em Salvador no Ginásio dos Bancários.

Irritado com a declaração do comando geral da PM, de que o grupo não teria legitimidade para representar a categoria, o diretor jurídico da Aspra, Fábio Brito, declarou ao site Bahia Notícias que “quem não representa são as outras instituições. A Aspra é a única associação que deu origem a essa manifestação”.

O deputado Capitão Tadeu esteve na assembleia e destacou que a greve foi decretada pela Aspra, mas que não era possível prever o comportamento do efetivo. “Uma associação decretou greve. Resta saber se os policiais irão aderir”, disse. Em toda a Bahia, há um contingente de 31.869 policiais.

A categoria reivindica o pagamento da Gratificação de Atividade Policial 5 (GAP) para aqueles que cumprem carga horária de 40h e outros benefícios, como insalubridade, periculosidade e auxílio acidente.

Fonte: http://www.blogdaresenhageral.com.br/v1/2012/01/31/associacao-de-policiais-deflagra-greve-comando-nao-acredita-em-adesao-do-efetivo/

domingo, 29 de janeiro de 2012

Acidente entre uma moto e um automóvel na Ba 152 acaba em morte

Na tarde do dia 29 de janeiro de 2012, aconteceu um acidente em Paramirim envolvendo uma moto e um automóvel. O acidente ocorreu na BA 152 próximo à entrada para a Comunidade de Baixinha em Paramirim. O condutor da moto, Edcarlos Santos Ferreira, mais conhecido por Edinho, residia no Bairro Coladinha, não suportou os ferimentos e faleceu.

Ex-cangaceira Aristéia morre aos 98 anos

Foto: G1
A ex-cangaceira Aristéia Soares de Lima, de 98 anos, morreu na tarde deste sábado (28) no Hospital Nair Alves de Sousa, em Paulo Afonso, no nordeste baiano. Ela estava internada desde a última segunda (23), com complicações estomacais. Aristéia, que vivia com os filhos na cidade de Delmiro Gouveia, em Alagoas, era uma das últimas remanescentes do cangaço. Ela dizia sempre que era perguntada que não tinha saudades do tempo em que viveu na caatinga, fugindo das volantes. Lúcida, a ex-cangaceira relatou em uma entrevista dada em 2008, que a vida dos cangaceiros melhorou após a morte de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião. Segundo ela, os integrantes das volantes minimizaram a perseguição aos cangaceiros após a década de 1940, quando o movimento liderado por Lampião acabou. “Sou mais feliz hoje do que no tempo do cangaço. Foi um tempo muito sofrido”, dizia. Desde o fim do cangaço, Aristéia permaneceu durante décadas no anonimato, tentando esconder o fato de que tinha feito parte do movimento liderado por Lampião, conduta que se percebeu comum entre ex-cangaceiros. Ela foi redescoberta em 2007, durante pesquisas do historiador e especialista em cangaço, João de Sousa Lima.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Brasil fica em 99º em ranking sobre liberdade de imprensa

estadão.com.br

O Brasil ficou em 99º colocado em ranking anual elaborado pela organização Repórteres Sem Fronteira. O resultado deixa o País 41 postos abaixo da classificação feita em 2010, quando o Brasil ocupava a 58º lugar. A organização afirmou que a queda brasileira foi a mais acentuada da América Latina e justificou o resultado em função da morte de três jornalistas no ano passado.

No relatório divulgado nesta quarta-feira, 25, a organização destacou que o "alto índice de violência" no Brasil e mencionou a presença do crime organizado e de atentados contra o meio ambiente como os principais ameaças à atividade dos profissionais da imprensa. A organização colocou o Norte e o Nordeste como as regiões mais perigosas para os jornalistas. O relatório não cita os três crimes mencionados no estudo.

O ranking é elaborado há dez anos e avalia 179 países. Na versão 2011-2012, ficaram nos primeiros lugares Finlândia, Noruega e Estônia, países que apareceram entre os dez primeiros em 2010. Da América Latina, o Uruguai foi o melhor colocado (32º). A Argentina ficou em 47º e Chile e Paraguai, em 80º. Depois do Brasil, aparecem Equador (104º) e Bolívia (108º). Nas últimas colocações ficaram Turcomenistão, Coreia do Norte e Eritreia.

Perigo. Na semana passada, a International News Safety Institute (Insi) colocou o Brasil como o 8º mais perigoso no mundo para o trabalho da imprensa. A classificação considera o número de mortes de profissionais. Em 2011, cinco pessoas morreram no exercício da profissão. Nas primeiras colocações ficaram Paquistão, México e Iraque.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,brasil-fica-em-99-em-ranking-sobre-liberdade-de-imprensa,827115,0.htm

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Será recuperado trecho entre Paramirim e Érico Cardoso

BA entre Paramirim e Érico Cardoso (Foto Focadoemvoce.com)
Várias estradas da região sudoeste da Bahia irão receber ações de recuperação e beneficiamento, é o que garantiu o chefe da residência do DERBA em Brumado, engenheiro Antônio César Oliveira, ao repórter Carlos Silva na manhã desta quarta-feira (25).

Segundo o relato do engenheiro ao site 97 News, várias estradas da região receberão as equipes do órgão, que vão realizar obras de asfaltamento e recuperação.

Ele aproveitou para explicar que nas estradas em que o asfalto já possui mais de seis anos tem que ser utilizada a capa selante.

Confira os trechos das estradas que serão recuperados com capa selante e fechamento das trincas:

BA – 148, trecho de Malhada de Pedras: serão recuperados 15,5 km;

BA – 617, trecho entre Ibiassucê e Caculé: serão recuperados 39 km;

BA – 122, trecho entre Paramirim e Érico Cardoso: serão recuperados 17,4 km;

BA – 152, entroncamento de Rio do Pires: serão recuperados 19 km;

BA – 612, trecho Pilões à Condeúba: serão recuperados 12 km;

BA – 940, trecho de Lagoa Real: serão recuperados 19 km.

Daniel Simurro
97news.com.br

Fonte: http://www.blogdoglauber.com.br

O ex-deputado Gilberto Brito poderá ser novamente Deputado

Foto: http://www.bocaonews.com.br
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), já no segundo ano da sua 17ª legislatura, poderá ter uma alteração de até 26,5% na sua composição, caso os deputados que disputarão as eleições municipais deste ano abandonem o mandato nos próximos meses para se dedicar exclusivamente à campanha. Ao todo, 17 dos 63 parlamentares são pré-candidatos, embora, no caminho até o pleito, boa parte deva retirar o nome, por não conseguir viabilizar politicamente a empreitada. A ascensão de suplentes, se necessária, acontecerá conforme as coligações estabelecidas em 2010, independentemente das trocas partidárias ocorridas após a contagem dos votos. Como, pela legislação, eles não são obrigados a se desincompatibilizar do cargo antes de serem diplomados prefeitos, o presidente da Casa, Marcelo Nilo, declarou ao Bahia Notícias não acreditar que algum dos seus liderados opte em antecipar a saída. O problema é que, com os compromissos eleitorais, a maioria, sobretudo os que pretendem concorrer em cidades mais distantes do interior, deve se ausentar de boa parte das atividades legislativas. “Se faltarem, eu corto o ponto”, avisou Nilo.

De acordo com a regra, o bloco PRB/PP/PDT/PT é o que conta com o maior número de cotados a postulantes: seis. São eles Euclides Fernandes (PDT – tentará o comando de Jequié); João Bonfim (PDT – Brumado); Joseildo Ramos (PT – Alagoinhas); Mário Negromonte Jr. (PP – cotado em Paulo Afonso); Roberto Carlos (PDT – Juazeiro) e Zé Neto (PT – Feira de Santana). Caso eles abandonem a AL-BA, as vagas serão ocupadas – na ordem de votação – pelo Professor Valdeci (PT), Eliana Boaventura (PP), Salvador Brito (PT), Ângelo Almeida (PT), Ailton Florêncio (PT) e pelo vereador de Salvador, Gilmar Santiago (PT). A coligação PSB/PSL tem como prefeituráveis Capitão Tadeu (Salvador) e Sargento Isidório (Candeias), que seriam substituídos por Manassés e Emanoel – os quatro do PSB. A chapa proporcional PMDB/PR/PSC/PRTB tem como pré-candidatos Temóteo Brito (hoje no PSD – Teixeira de Freitas) e Elmar Nascimento (PR – Campo Formoso). Ambos cederiam espaço para ex-deputados do PR: Gilberto Brito e Pedro Alcântara. O mesmo cenário é observado no grupo PRP/PPS/PSDC/PMN/PRP/PTdoB, em que os novos integrantes do PSD, Cláudia Oliveira (Porto Seguro) e Adolfo Menezes (Campo Formoso), dariam a cadeira para quadros tradicionais do PRP: Jurandy Oliveira e Capitão Fábio. Nas demais situações, haveria troca simples. No DEM, a vaga de Rogério Andrade, que passou para o PSD (cotado em Santo Antônio de Jesus), permitiria o retorno à AL-BA de Carlos Gaban; no PTN, a vaga de Luizinho Sobral (tenta Irecê) seria preenchida pelo jornalista Uziel Bueno; no PCdoB, Fabrício Falcão (Vitória da Conquista) seria substituído por Wenceslau; e no PV, Eures Ribeiro (Bom Jesus da Lapa) abriria espaço para Marquinho. O número pode subir ainda para 18 deputados, se Carlos Brasileiro (PT), atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), decidir retornar temporariamente à Assembleia após deixar a pasta. O petista é cogitado como concorrente em Senhor do Bonfim e já é substituído pelo primeiro suplente da coligação PRB/PP/PDT/PT, e seu correligionário, Joacy Dourado. As mesmas alterações, em igual encadeamento de suplência, serão aplicáveis a partir de 2012, em caso de vitória dos parlamentares na complicada briga pelo comando de Executivos municipais.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/109928-dezessete-deputados-estaduais-sao-pre-candidatos-a-prefeito.html

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Combate à obesidade infantil em Paramirim

Problema já afeta 1/5 da população infantil
O Ministério da Saúde intensificará ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade em 6.322 escolas públicas da Bahia.. A iniciativa vai envolver alunos com idade entre 5 a 19 anos, e faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em março nos 218 municípios baianos que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE). Os municípios beneficiados da região do Vale do Paramirim foram Caturama (20.100,00), Rio do Pires (50.250,00), Macaúbas, Paramirim (30.150,00), Érico Cardoso (50.250,00) e Ibipitanga (60.300,00)

A medida foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff durante o programa de rádio Café com a Presidenta desta segunda-feira (23). Neste ano, mais de 50 mil escolas em 2.500 municípiosbrasileiros se comprometeram a implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas.

Fonte: http://www.blogdoglauber.com.br

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Foto aérea para por como pano de fundo no seu computador

Baixe e coloque como pano de fundo da tela do seu PC esta linda foto aérea do Vale onde se encontra a Comunidade de Pau de Colher.

Aperte aqui, após abrir a foto salve-a no seu computador, depois clique com o botão direito do mouse sobre a mesma e aperte na opção: Definir como pano de fundo da área de trabalho.

Foto: Luiz Carlos M. Cardoso Bill.

Missa em homenagem a Sandro Ricardo

Cartão entregue na Missa
Na noite do dia 22 de janeiro de 2012 aconteceu na Igreja Matriz de Santo Antônio uma Missa em homenagem a Sandro Ricardo dos Santos. Fez um ano da morte trágica de Sandro.

 “As lembranças, as histórias e as homenagens fazem com que permaneçam sempre vivos os que aqui já não se encontram mais” Luiz Carlos Bill.

Publicidade na internet cresce 71% em 2011

Dados da pesquisa Monitor Evolution, do Ibope, apontam que os gastos com publicidade cresceram 16% em 2011, alcançando R$ 88,3 bilhões. Foram monitorados investimentos em compra de mídia realizados em 38 cidades nos principais meios de comunicação. Os valores levam em conta a chamada tabela cheia e não consideram a inflação do período, de 6,5%. Seguindo a tendência de crescimento acima da média nos últimos 3 anos, a Internet segue conquistando o mercado. O meio, que tinha 4% do bolo publicitário em 2010, cresceu para 6% em 2011. Mas o forte crescimento, de 71% da receita bruta (de R$ 3,1 bilhões para R$ 5,4 bilhões), corresponde principalmente a uma mudança na tabela praticada pelos portais, além da inclusão de novas modalidades publicitárias. "Cada vez mais, o tempo e a atenção dos consumidores está se voltando para mídias na internet", explica Leandro Kenski, CEO da Media Factory, agência especializada em marketing digital. "O que está acontecendo é um reequilíbrio do mercado e as verbas estão migrando para onde está o consumidor. Por causa desse investimento ainda pequeno, existem grandes oportunidades para empresas que querem explorar as mídias digitais", acrescenta Leandro.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br

domingo, 22 de janeiro de 2012

Paramirim em Luto

Foto: Facebook
Faleceu a jovem Monalysa. Amigos dela no Facebook se solidarizam e sente essa grande perda.  Monalysa sofreu acidente automobilístico e estava internada em estado grave. Na noite do dia 21 de janeiro veio a falecer em Salvador. Segundo o que nos foi passado o corpo chegará a Paramirim na madrugada desta segunda. O féretro sairia da residência onde morou em Paramirim às 09h15min, porém houve uma pequena mudança quanto ao horário, sairá às 14h30min, do dia 23 de janeiro para a Igreja Matriz de Santo Antônio onde haverá a Missa de Corpo Presente e de lá seguirá para a Comunidade de Caraíbas (o sepultamento acontecerá no cemitério local). Monalysa tinha 32 anos.

Mensagem no Facebook de Jovane Sales Silva:

"Comunico a todos o falecimento de minha grande amiga de Paramirim Monalysa, Deus a chamou para brilhar agora no Céu. SAUDADES ETERNAS."

Bahia é terceiro em acidente de moto

Tribuna da Bahia

A frota de motocicletas cresce no Brasil e com ela o número de acidentes com vítimas fatais e com sequelas aumenta a cada dia. A Bahia ocupa o terceiro lugar em número de mortes ocasionadas por acidentes de moto no trânsito. O aumento da quantidade de motos no estado é dado como uma das causas que fazem dos acidentes com este tipo de veículo um problema de saúde pública.

De acordo com dados da Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador), de janeiro a novembro de 2011, foram registrados 4.869 acidentes, com 3.625 feridos e 47 vítimas fatais.

Quem sofreu ou teve amigos ou parentes que se envolveram em acidente de moto sabe as consequências da tragédia. Em janeiro de 2007, o auxiliar de portaria Leandro Silva Santos, 29 anos, por pouco não morreu. Após conduzir acima do permitido, ele derrapou na pista, colidindo a motocicleta na grade de proteção da pista na região do Iguatemi, permanecendo 20 dias em coma. Devido a gravidade do acidente, ele sofreu traumatismo craniano, além de perder os movimento do braço direito. “Foi Deus que salvou minha vida. Depois do acidente, fiquei com trauma de moto. Por pouco não morri. Para evitar acidentes como o meu, as pessoas precisam respeitar as leis de trânsito”, desabafou.

O mecânico Ismael Leonardo Costa, 29 anos, informou que para evitar ser mais um na estatística, ele conduz a motocicleta de forma prudente, respeitando todas as normas de trânsito. Para ele, muitos condutores não têm consciência do perigo em andar sobre duas rodas e desrespeitam o limite de velocidade. ”Só piloto a minha moto utilizando os equipamentos de segurança. Utilizo capacete, conduzo sempre na defensiva para evitar acidentes. As pessoas precisam ter mais responsabilidade no trânsito. Infelizmente nem todos os motociclistas agem como manda a lei”, disse Costa, afirmando nunca ter sofrido um acidente.

A diretora da Escola Pública de Trânsito do Detran (EPTRAN), Ana Cristina Regueiro, acredita que a situação tem piorado com a facilidade de se comprar as motos, mas para ela o problema está também na qualidade dos condutores. Segundo Regueiro, a falta de educação por parte dos condutores tem se tornado a principal causa de acidentes com vítimas fatais.

Ainda de acordo com Cristina, muitos motociclistas não respeitam as regras de trânsito e acabam sendo vítimas de acidentes. “A formação dos condutores são realizadas com qualidade. Todos têm conhecimentos das regras, mas, a maioria não respeitam e acabam morrendo e machucando outras pessoas. É preciso que os condutores se conscientizem respeitem a si e as outras pessoas “, ressaltou.

Fonte: http://www.blogdaresenhageral.com.br

sábado, 21 de janeiro de 2012

Animais são apreendidos na Rodovia Macaúbas-Boquira

Imagem: 4a. CIP - Macaúbas On Off
A Polícia Militar de Macaúbas, em cumprimento a uma Recomendação expedida pelo Ministério Público local e com o apoio das Prefeituras Municipais de Boquira e Macaúbas, capturou 3 cavalos que se encontravam soltos ao longo da BA-156. Ainda segundo as informações do Major Irlando Oliveira enviadas ao site Macaúbas On Off, “Semana que vem, a Prefeitura de Macaúbas apoiará também a Operação da 4a. CIPM, no sentido de capturar animais que forem encontrados soltos ou amarrados ao longo da referida rodovia.Os animais capturados estão sendo conduzidos aos locais reservados por ambas prefeituras, e seus proprietários somente poderão retirá-los após contato com a respectiva administração municipal”.

Fonte: http://www.blogdoglauber.com.br

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Número de assaltos a bancos na Bahia diminui em 2011

O ano nem bem começou e o número de roubos a bancos na Bahia já chega a oito agências assaltadas em Salvador e no interior. Entretanto, de acordo com o Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif), de janeiro a dezembro de 2011, houve redução de 49% na quantidade de assaltos às agências, na comparação com o mesmo período de 2010. No ano passado foram registradas 139 ações criminosas, entre tentativas e roubos consumados, contra 207 ocorrências em 2010. Ainda em 2011, a polícia registrou 35 violações de caixas eletrônicos, menos da metade do número registrado em 2010, que chegou a 75 violações. A queda, ainda segundo a Garcif, foi após a implantação de uma força tarefa constituída pelas polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal, Ministério Público (MP-BA) e Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) para repressão às quadrilhas especializadas na prática. Ao longo de todo o ano passado, 34 bandos foram desarticulados, 135 pessoas foram presas e outras 35 morreram em confronto com policiais. As investidas permitiram também uma queda de 145, em 2010, para 91, em 2011, no volume de roubos consumados, quando há subtração de dinheiro. Nos casos de extorsão mediante sequestro houve redução de 31%, com 13 ações registradas em 2010, e nove, em 2011.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br

Acidente com ônibus que saiu de Ibipitanga mata motorista e fere 21 passageiros

Imagens: TV Alterosa. AE
Uma batida entre ônibus e carreta matou uma pessoa e feriu 21 na BR-040, em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus saiu de Ibipitanga (BA) em direção a São Paulo (SP) e bateu na traseira do carreta na altura do km 501. O acidente aconteceu por volta de 4h30 e complicou o trânsito na rodovia no início da manhã desta sexta-feira.

O motorista do ônibus, Marcelo Herbert Antunes Mendes, 43, morreu na hora. A frente do veículo, da Viação Novo Horizonte, ficou destruída. Os feridos, todos passageiros do ônibus, foram encaminhados para Hospital Municipal de Contagem, Hospital João XIIX em Belo Horizonte e unidades de Sete Lagoas. A faixa da direita, no sentido Sete Lagoas/BH ficou fechada até a retirada dos veículos envolvidos no acidente.

Segundo o Hoje em Dia, alguns feridos em estado mais grave foram encaminhados para o Hospital Municipal de Contagem; Denivalda Bonfim Silva, Bárbara Soares Bonfim, Gabriele Soares Bonfim e Maria Vitória Pereira de Araújo.

Joice Marques dos Santos,16 anos; Honorato Jesus dos Santos e Ana Costa dos Santos foram levados para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte.

Fonte: http://www.blogdoglauber.com.br

Secretaria da Educação convoca 238 professores aprovados em concurso de 2011

Tribuna da Bahia

O Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (19) publicou a convocação de mais 238 professores da rede estadual, classificados no úiltimo concurso da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), realizado em 2011. A convocação vai atender aos polos da capital e Região Metropolitana.

Com essa publicação, a secretaria totaliza 3.500 professores convocados, superando as 3.200 vagas previstas no edital do concurso. Os professores chamados agora devem entregar a documentação no período de 23 a 27 deste mês janeiro, na sede da SEC (sala 108), no Centro Administrativo da Bahia e, posteriormente, realizar a perícia na Junta Médica do Estado.

Fonte: http://www.blogdaresenhageral.com.br

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

CETEB ABRE O PERÍODO DE MATRÍCULAS

Estão abertas as matrículas dos Cursos Técnico em Edificações e Técnico em Agrimensura, até dia 25 de janeiro,  no CETEB- Rua Ibitiara, SNº Taquari. Munidos de Cópia do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), RG(Registro de Identidade), 2 Fotos 3X4  e Histórico Escolar Original. Informações 77 3444-5090.

Secretaria divulga sorteados para vagas na Educação Profissional do CETEB/CEEP Livramento de Nossa Senhora.

 Aconteceu no  dia 13 de desembro de 2011, o  sorteio eletrônico da Educação Profissional, realizado no Instituto Anísio Teixeira, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
Ao todo, foram realizadas 115.846 inscrições para os Centros Territoriais e Estaduais da Educação Profissional na capital e interior. O sorteio foi acompanhado por órgãos controladores do Estado. Representando o Ministério Público e a Procuradoria Geral de Justiça, Terezinha Lobo, coordenadora do Centro de Apoio de Defesa da Educação, ressaltou a importância do sorteio para permitir a disputa em igualdade de condições entre os candidatos.
O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, também representando o Conselho Estadual de Educação (CEE), destacou que o número recorde de inscritos “aponta para a necessidade de ampliação permanente da Educação Profissional”. Ele sinalizou que a meta do Estado é chegar a 60 mil vagas, em 2012 e alcançar 84 mil vagas, até 2014.
 A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá até o dia 25 de janeiro de 2012. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, histórico escolar, carteira de identidade, comprovante de residência e duas fotos três por quatro. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2012.
Abaixo você poderá conferir o resultado para os Cursos Profissionalizantes do CETEB/CEEP - Livramento de Nossa Senhora - BA.

www.sec.ba.gov.br/suprof/resultado/livramentodenossasenhora ou também o site www.educacao.ba.gov.br
Informações 77 3444-5090.

Megaupload é retirado do ar e donos do site são presos

Um dos maiores domínios de compartilhamento de arquivos do mundo, o Megaupload, foi tirado do ar nesta quinta-feira (19). O fundador da companhia e vários de seus executivos foram acusados formalmente de violar leis antipirataria nos Estados Unidos, informaram promotores federais do país. A acusação alega que o site deu aos detentores de direitos autorais mais que US$ 500 milhões em prejuízo por facilitar a pirataria de filmes e outros tipos de conteúdo. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos ainda afirmou, em um comunicado, que Kim Dotcom, fundador do site, também conhecido como Kim Schmitz, e outros três executivos da empresa foram presos nesta quinta na Nova Zelândia a pedido de oficiais norte-americanos. O fato acontece um dia depois que diversos sites, incluindo a Wikipédia e a Craigslist, tiraram seus sites do ar em protesto com o SOPA e o PIPA, dois projetos de lei antipirataria que circulam nos Estados Unidos.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Capoeira / Dança Afro - Paramirim Bahia

O 9º Movimento Tim-Tim Capoeira foi um sucesso. Neste vídeo você verá o Samba de Roda e a Dança Afro. O evento aconteceu na noite do dia 14 de janeiro e na manhã do dia 15. Essas apresentações aconteceram na noite de sábado e na manhã de domingo.

Breve nós teremos mais vídeos e fotos...

Capoeira / Acrobacias Vídeo - Paramirim Bahia

O 9º Movimento Tim-Tim Capoeira foi um sucesso. Neste vídeo você verá as acrobacias dos capoeiristas. O evento aconteceu na noite do dia 14 de janeiro e na manhã do dia 15. Essa apresentação aconteceu na manhã de domingo.

Breve nós teremos mais vídeos e fotos...

Roda de Capoeira / Tim-Tim Paramirim Bahia

O 9º Movimento Tim-Tim Capoeira foi um sucesso. Neste vídeo você verá a verdadeira Roda de Capoeira. O evento aconteceu na noite do dia 14 e 15 de janeiro e na manhã do dia 15. Essa apresentação aconteceu na manhã de domingo.


Breve nós teremos mais vídeos e fotos...

Bancários cobram ações efetivas contra onda de assaltos na Bahia

Federação dos Bancários da Bahia se reúne com secretário Maurício Barbosa
A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase) se reúne, na próxima terça-feira (24), com o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, para cobrar e discutir ações efetivas contra a onda de assaltos a bancos no estado. “Vamos levar as informações que temos para o secretário, expressar a nossa preocupação com o grande número de assaltos ocorridos neste início de ano, além de cobrar ações específicas e emergenciais da SSP para solucionar o problema”, afirmou o presidente da entidade, Emanoel Souza, em nota enviada à imprensa. O encontro deve contar com a participação de todos os chefes de sindicatos de bancários da Bahia, que se reúnem na manhã do mesmo dia, na sede da Feebbase, para discutir a situação e preparar a reunião com o chefe da pasta. “Os sindicatos já estão fazendo um levantamento detalhado de todas as ações ocorridas em suas bases. Vamos juntar as informações e levar para a SSP. Vamos cobrar também que os bancos invistam mais em segurança, protegendo assim a vida de bancários e clientes”, ressaltou Souza.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br

Pico do Barbado, entre Rio do Pires e Abaíra, pode se transformar em novo ponto turístico

Rica flora e paisagens encantadoras
Um cenário de beleza exuberante e com histórias que contam o desbravamento da Bahia quando por aqui passavam aventureiros na busca por pedras preciosas, junte isto ao nome do Pico do Barbado e conheça o ponto mais elevado da Bahia e o mais alto do nordeste com 2.033 metros de altitude. Localizado entre as cidades de Rio do Pires e Abaíra, o Pico do Barbado é um conjunto natural formado por uma rica flora e paisagens encantadoras. É um local ideal para amantes de aventuras na natureza, pois seus 2.033 metros, podem proporcionar uma descoberta fantástica e muita adrenalina. Para se chegar ao topo do pico, há duas maneiras, a primeira pode ser feita de carro com duração entre subida e descida de 5 horas ou optar por uma caminhada de 6 horas ida e volta.

A região faz parte do chamado circuito do ouro, pertencente a Chapada Diamantina. De acordo com a UPB, em Catolé, distrito de Abaíra, é um dos pontos ideais para iniciar a aventura de subida do Barbado, aqui também se encontra alambiques onde se fabricam uma ótima cachaça artesanal. A importância de conhecer novas rotas de turismo no estado é cada vez mais necessário, até por que, há muitos lugares com potencial turísticos e que são totalmente desconhecidos até da Secretaria de Turismo do Estado.

Fazer investimento no setor de maneira que a Bahia tenha um roteiro turístico atualizado, potencializando através dos órgãos públicos a capacitação de agentes turísticos para o desenvolvimento destes lugares, é uma das necessidades para que a Bahia avance como destino turístico.

A vantagem de se conhecer no estado novos pontos turístico e através disto desenvolver uma política pública adequada a realidade de cada um destes municípios, é uma medida que o governo precisa se ater. Só assim haverá novos investidores ou ações que possibilitem gerar nestas localidades atividades que despertem o interesse para o turismo, seja na busca por locais para prática de esportes radicais ou de aventuras. Desenvolver estudos que permitam a criação de um potencial hoteleiro mais diversificado e alternativo, pois a vida em muitos destes municípios ainda é rural, sendo também lugares de festividades religiosas e tradições da Bahia. E o baiano precisa conhecer melhor a terra onde vive. Visite os municípios baianos e conheça todas as suas tradições, festividades e belezas naturais.

Fonte: http://www.blogdoglauber.com.br

Wikipédia em inglês fica fora do ar contra lei antipirataria nos EUA

Página inicial da Wikipédia exibe a mensagem: "Imagine o mundo sem conhecimento livre" (Foto: Reprodução)
A versão em inglês da Wikipédia, enciclopédia colaborativa on-line, saiu do ar às 3h (horário de Brasília, meia-noite no horário de Washington, nos Estados Unidos) desta quarta-feira (18), em protesto contra lei antipirataria que está em discussão no Senado norte-americano.

O site se junta a uma série de outros endereços que também se propuseram a sair do ar no mesmo dia. A proposta da Wikipédia é ficar fora de serviço durante 24 horas.

"Por mais de uma década, nós gastamos milhões de horas construindo a maior enciclopédia da história humana. Agora, o Congresso dos EUA está considerando uma legislação que poderia prejudicar a internet livre e aberta. Por 24 horas, para aumentar a conscientização, estamos tirando a Wikipedia do ar", diz o comunicado na página principal da enciclopédia.

18/01/2012 03h03 - Atualizado em 18/01/2012 06h53
Wikipédia em inglês fica fora do ar contra lei antipirataria nos EUA
Enciclopédia virtual protesta com blackout de 24 horas.
Medida afetará 25 milhões de pessoas, afirma fundador.

Do G1, em São Paulo
51 comentários

A versão em inglês da Wikipédia, enciclopédia colaborativa on-line, saiu do ar às 3h (horário de Brasília, meia-noite no horário de Washington, nos Estados Unidos) desta quarta-feira (18), em protesto contra lei antipirataria que está em discussão no Senado norte-americano.
Imagem mostra o site Wikepedia fora do ar (Foto: Reuters)Mensagem mostrada no site Wikepedia em protesto contra lei antipirataria. (Foto: Reuters)

O site se junta a uma série de outros endereços que também se propuseram a sair do ar no mesmo dia. A proposta da Wikipédia é ficar fora de serviço durante 24 horas.

"Por mais de uma década, nós gastamos milhões de horas construindo a maior enciclopédia da história humana. Agora, o Congresso dos EUA está considerando uma legislação que poderia prejudicar a internet livre e aberta. Por 24 horas, para aumentar a conscientização, estamos tirando a Wikipedia do ar", diz o comunicado na página principal da enciclopédia.
Página inicial da Wikipédia exibe a mensagem: "Imagine o mundo sem conhecimento livre" (Foto: Reprodução)Página inicial da Wikipédia exibe a mensagem: "Imagine o mundo sem conhecimento livre" (Foto: Reprodução)

Jimmy Wales, um dos fundadores da enciclopédia, disse na segunda-feira (16) que a medida deve afetar até 25 milhões de pessoas em todo o mundo, já que esse é o número de visitantes que o site recebe todos os dias, segundo dados da consultoria comScore.

O Google, por sua vez, publicou a seguinte mensagem em sua versão em inglês: 'Diga ao Congresso que não censure a internet'.

De acordo com a Fox News, Google, Facebook e Amazon também poderão interromper seus serviços de maneira coordenada para participar do protesto, mas até as 3h15 desta quarta, os sites continuavam no ar. O site Reddit, compartilhador de conteúdo na internet, exibe um cronômetro indicando o horário em que também ficará fora do ar. A expectativa é de que isso ocorra às 11h no horário de Brasília.

A versão em português da Wikipédia não ficou fora do ar, mas estampou na página inicial um comunicado criticando a lei antipirataria em discussão nos EUA. "A Wikipédia precisa da internet para continuar livre. Os projetos de lei SOPA e PIPA ameaçam as wikipédias em todos os idiomas".

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/01/wikipedia-em-ingles-fica-fora-do-ar-contra-lei-antipirataria-nos-eua.html

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Capoeira / Apresentação de Maculelê

O 9º Movimento Tim-Tim Capoeira foi um sucesso. Neste vídeo está a apresentação que é denominada por “Maculelê”. O evento aconteceu na noite do dia 14 de janeiro e na manhã do dia 15. Essa apresentação aconteceu na noite de sábado.

Breve nós teremos mais vídeos e fotos...

Brasileiro poderá decidir sobre realização simultânea de eleições a cada 4 anos

A Câmara Federal analisa uma proposta que convoca plebiscito para saber a opinião dos eleitores brasileiros sobre a realização simultânea das eleições municipais, distritais, estaduais e federais. Segundo o texto (Projeto de Decreto Legislativo 514/11), o eleitorado será chamado a responder “sim” ou “não” à seguinte questão: “Você é a favor da simultaneidade das eleições municipais, distritais, estaduais e federais?”. Para o autor, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), a realização simultânea dos pleitos evitará a interrupção, a cada dois anos, do regular andamento das instituições políticas, além de representar economia para o Tesouro Nacional. A proposta estabelece que o plebiscito seja realizado juntamente com a primeira eleição subsequente à promulgação do decreto legislativo. O projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, seguirá para análise do plenário. Da agência Câmara.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/

Vídeo da Capoeira "Puxada de Rede"


O 9º Movimento Tim-Tim Capoeira foi um sucesso. Neste vídeo está a apresentação que é denominada por “Puxada de Rede”. O evento aconteceu na noite do dia 14 de janeiro e na manhã do dia 15. Essa apresentação aconteceu na noite de sábado.

Breve nós teremos mais vídeos e fotos...

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Acidente Fatal Vitima Filha de Paramirim

Chegou-nos a informação extra-oficial, de que um grave acidente (Capotamento) de um veículo modelo Siena, pertencente à família do comerciante paramirinhense popularmente conhecido por Dim de Joaquim Dourado, vitimou a sua Esposa Lúcia Dourado, que não resistindo aos ferimentos, veio a falecer.

Ainda segundo informações colhidas com amigos, a família viajava de Paramirim a Salvador, onde participaria de uma festa de casamento da filha do funcionário da EBDA Gilson Pimenta, evento que aconteceria no próximo sábado. O carro que era Guiado por Dim de Joaquim Dourado, capotou algumas vezes, saindo da rodovia, na altura da cidade de Barra da Estiva, indo parar no terreno às margens da pista.

Ainda segundo informações repassadas por telefone, o outro carro que vinha atrás, justamente dirigido pelo pai da Noiva Gilson Pimenta, deu socorro às vítimas, acionando o resgate e tomando as providências imediatas. Infelizmente a notícia é de que além de dona Lúcia, esposa de Dim, que faleceu logo após o acidente, também a sua filha Monaliza, se encontra em estado grave, internada na UTI da cidade de Jequié. Seu quadro inspira cuidados especiais e é considerado delicado.

Fonte: http://oecojornal.com.br/noticia.php?id=760

Rio São Francisco eleva nível em seis metros

A Tarde
Moradores ribeirinhos do Médio São Francisco, na região de Bom Jesus da Lapa (a 796 km da capital), começam a sentir o reflexo das chuvas que caem, desde o início do ano, em Minas Gerais. Na região baiana, a consequência do mau tempo já provocou um aumento de seis metros no nível do rio e tirou de casa famílias estabelecidas em ilhas e áreas que alagam com mais facilidade.

De acordo com a presidente da Comissão de Defesa Civil de Bom Jesus da Lapa, Regina Tanajura, o município decretou estado de alerta e já retirou as primeiras famílias das áreas de risco. Elas ficarão abrigadas em casas de parentes e em imóveis alugados, até que o rio volte ao normal. O município tem 136 quilômetros de margem do Rio São Francisco. A primeira área invadida pela água foi a Ilha da Mariquinha, de onde as cerca de 50 famílias já foram remanejadas, segundo uma das líderes da comunidade, Wanda P. Poeira.

Fonte: http://www.blogdomarcelo.com.br

Ubatã: Bandidos arrombam caixa eletrônico e levam todo o dinheiro

Um caixa eletrônico do Banco do Brasil de Ubatã, no sul baiano, foi arrombado na madrugada desta segunda-feira (16). De acordo com informações do site Ubatã Notícias, a agência não abriu para os clientes pela manhã. Ainda segundo o portal, os criminosos, que usaram um maçarico, levaram toda a quantia existente no equipamento. Durante a ação, os ladrões cobriram os vidros com uma cortina para não despertar suspeitas. A polícia só foi avisada às 4h e ninguém foi preso. Com mais um roubo, a Bahia já registra oito casos de assaltos a bancos em 2012.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br

sábado, 14 de janeiro de 2012

Carnaval Antecipado em Ibiajara nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro

Subirão aos palcos ibiajarenses nos dias 04 e 05 de fevereiro as super bandas Phapirô, Kuarto de Empregada, Suing do Muleque, Xodó da Bahia, Kaldo de Kanna, Renam Moreira, Lando e suas Marchinhas.

No dia 3 (sexta-feira) a animação fica por conta do descontraído Carnaval da Saudade a ser realizado no Clube Social de Ibiajara. A festa relembra os carnavais antigos, com marchinhas tocadas pelo grupo Panela de Barro de Rio de Contas.

Muitos atrativos serão encontrados em Ibiajara. A população aguarda com muito carinho a presença de visitantes. Não percam!

Fonte: http://ibiajara.com/portal/local/491-carnaval-2012-em-ibiajara-confira-as-atracoes-ja-confirmadas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Desembargadora que já trabalhou em Paramirim receberá Medalha e diploma

A desembargadora Luislinda Dias de Valois Santos recebe nesta sexta-feira (13/1) a Medalha do Mérito Judiciário e diploma correspondente, em sessão solene que será realizada no Tribunal de Justiça, às 17h.

A medalha homenageia personalidades nacionais e estrangeiras por seus méritos e relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário.

Segundo o site Direito 2, estão confirmadas as presenças da corregedora do Conselho Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, e da ministra chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República do governo Dilma Roussef, Luzia Bairros.

Tribunal

A desembargadora Luislinda Dias de Valois Santos foi professora do Colégio Militar no Paraná, advogada militante do Estado da Bahia e procuradora do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER) antes de ingressar na magistratura.

Aprovada em concurso público em 1984, entrou para a magistratura no dia 1º de junho do mesmo ano, quando foi designada para a comarca de Paramirim. Desde então, jurisdicionou em dezessete comarcas do Estado.

Em Salvador, atuou em mais de 28 unidades judiciais e extra-judiciais, nas quais desenvolveu importantes projetos, a exemplo da Justiça Itinerante, do programa Justiça, Escola e Cidadania, além da instalação de dezenas de juizados em comarcas do interior baiano.

Em sua trajetória, a magistrada acumulou 20 homenagens nacionais, dentre prêmios e medalhas, pelas ações desenvolvidas no campo.

Engajada na causa racial, a desembargadora Luislinda possui um histórico extenso de palestras e entrevistas relacionadas a questões étnicas e ações afirmativas, além de livros publicados sobre o tema.

Finalmente, no último dia 19 de dezembro de 2011, em sessão plenária extraordinária do Tribunal de Justiça, a juíza foi promovida, pelo critério de antiguidade, ao cargo de desembargadora, no qual participará das principais decisões referidas à Justiça Estadual na Bahia.

Fonte: http://www.blogdoglauber.com.br

Concurso do Banco do Brasil para a carreira administrativa de Escriturário

O Banco do Brasil S.A. torna pública a realização de Seleção Externa regional para formação de cadastro de reserva para provimento de vagas, no nível inicial da Carreira Administrativa, no cargo de Escriturário, em dependências situadas nos estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Tocantins. A remuneração para o cargo de escriturário será de R$ 1.408,00 mensais e gratificação semestral de 25%, paga mensalmente e a jornada de trabalho será de 30 horas semanais. Segundo o PCI, a inscrição, no valor de R$ 42,00 deverá ser efetuada somente via Internet, no período da 0h do dia 23 de janeiro até às 23h59min do dia 14 de fevereiro de 2012, observado o horário oficial de Brasília-DF, na página da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).


Veja os municípios da região e respectivos locais de realização das provas:

Bom Jesus da Lapa, Botuporã, Brejinhos, Ibotirama, Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos, Paramirim, Paratinga, Riacho de Santana, Santana, Serra do Ramalho e Tanque Novo. (Prova em Bom Jesus da Lapa)


Barra da Estiva, Brumado, Condeúba, Dom Basílio, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas e Tanhaçu. (Prova em Brumado)

Caculé, Caetité, Candrba, Guanambi, Ibiassucê, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Mortugaba, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras e Urandi. (Prova em Guanambi)


Fonte: http://www.blogdoglauber.com.br

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Canudos: Bandidos tentam assaltar banco e metralham companhia da PM

Cerca de 20 bandidos fortemente armados tentaram assaltar a agência do Banco do Brasil de Canudos, município do sertão baiano, por volta das 3h desta quarta-feira (11). Segundo informações de agentes do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Euclides da Cunha), que estiveram no local, os criminosos metralharam a companhia da PM, mas nenhum policial ficou ferido. Ainda de acordo com os policiais, a quadrilha chegou à cidade ainda durante o dia e alguns integrantes do bando foram abordados por agentes, que estranharam a presença dos homens no local. Os suspeitos retornaram à agência durante a madrugada, mas não conseguiram levar o dinheiro dos caixas eletrônicos e nem do cofre. Os bandidos fugiram após a tentativa frustrada de assalto e agentes da Companhia de Polícia de Ações em Caatinga (CPAC) realizam buscas pela região na tentativa de capturá-los.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br

Convênio entre Ministério Público e Ministério do Meio Ambiente beneficiará Paramirim

Contribuir no processo de implantação e fortalecimento dos sistemas municipais de Meio Ambiente nos municípios integrantes da Bacia do Rio São Francisco. Com essa proposta, o Ministério Público estadual firmou com o Ministério do Meio Ambiente um convênio, no valor de R$ 934.174,12, previsto para atender 54 municípios, nos quais serão realizados diagnósticos da situação da gestão ambiental com enfoque nas atividades de licenciamento, fiscalização e educação ambiental. Serão elaborados ainda relatórios técnicos sobre a situação da gestão ambiental de cada município vistoriado para subsidiar ações judiciais e extrajudiciais do MP. A parceria prevê ainda a realização de encontros sobre ‘Perspectiva da Gestão Ambiental Municipal’ nos municípios de Paulo Afonso, Barreiras, Guanambi e Paramirim, onde serão discutidos e analisados os deveres da administração pública ambiental. A participação cidadã e a conscientização pública acerca da necessidade e adequação de práticas que atendam a uma efetiva revitalização do São Francisco serão estimuladas como parte do processo.

O projeto, de autoria do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco do MP (Nusf), coordenado pela promotora de Justiça Luciana Khoury, tem como foco fortalecer as estruturas municipais de meio ambiente, atendendo, assim, ao objetivo do Programa de Gestão Ambiental Compartilhada (Gac), instituído pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente, com o fim de promover a estruturação sistêmica da gestão ambiental local. O acompanhamento, a orientação e o ajustamento das ações dos municípios, no momento em que está sendo descentralizada para estes entes federativos a responsabilidade de licenciamento, é considerado “de grande relevância e urgência” pela coordenadora do Nusf, que destaca a necessidade de que a administração pública cumpra com seus “deveres ambientais”, implementando a educação ambiental e a fiscalização, bem como adequando os licenciamentos às normas ambientais. “Não tomar tais atitudes traria como penas graves e irreversíveis danos ambientais, gerando grande prejuízo ao ambiente e a toda a coletividade”, acentua Luciana Khoury.

Levantamentos preliminares feitos pelo Ministério Público detectaram uma série de irregularidades na estruturação dos sistemas municipais, registrando como principais problemas a ausência ou inadequação das legislações municipais de meio ambiente, a ausência de departamentos ou secretarias específicas de meio ambiente, a falta de equipe técnica para as múltiplas ações da administração ambiental e a deficiência das estruturas e dos equipamentos existentes. Outros problemas diagnosticados foram a ausência ou o funcionamento precário do Conselho de Meio Ambiente, bem como do Fundo Municipal de Meio Ambiente. Além disso, o levantamento prévio revelou que os municípios que já estão praticando o licenciamento, “em sua grande maioria, não estão cumprindo as determinações da legislação federal nem a lei estadual que institui a Política de Meio Ambiente”.

Para a realização do trabalho, será contratada uma empresa de consultoria que, em parceria com o Ministério Público, através do Nusf, vai definir o cronograma de visitas aos 54 municípios, estabelecendo as datas e os formatos dos eventos de capacitação, bem como as estratégias voltadas para a sua divulgação. O passo seguinte será a realização dos diagnósticos, etapa na qual serão ouvidos os gestores municipais, técnicos do setor, professores e alunos das unidades escolares dos municípios. Por fim, os dados levantados servirão de base para a elaboração de relatórios técnicos específicos para cada município visitado e embasarão as medidas judiciais e extrajudiciais do MP baiano, além de subsidiar o acompanhamento e a orientação aos gestores públicos, com o fim de promover a adequada implantação e funcionamento das estruturas municipais de meio ambiente.

Fonte: http://www.blogdoglauber.com.br

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Privatização dos cartórios deve aumentar taxas em mais de 400%; IAF cobra órgão regulador

Com a aprovação da Lei 12.373/2011, que privatiza os cartórios extrajudiciais na Bahia, os gastos do cidadão com os serviços notariais devem sofrer um importante acréscimo, conforme aponta o Instituto dos Auditores Fiscais do Estado (IAF). A partir de março, quando a Lei entra em vigor, aumentam as taxas de prestação de serviços e de poder de polícia no âmbito do Poder Judiciário e cria-se uma nova taxa, chamada de fiscalização judiciária, o que pode fazer com que atos mais comuns como impetrar um mandado de segurança, intimação e certidão negativa fiquem em média 150% mais caros.

O presidente do IAF, Helcônio Almeida, dá exemplos de taxas que devem sofrer sensível reajuste. “Um processo que tenha o valor da causa fixado entre R$ 46 e R$ 70,59 paga atualmente uma taxa de R$ 14,80. Pela nova tabela, entretanto, terá que pagar R$ 250, ou seja, uma majoração entre 443% no primeiro caso e 254% no segundo”, explica. De acordo com a Lei estadual 11.631, que vigora atualmente, o reajuste anual das taxas é de no máximo 6,56%, o que corresponde ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2011.

Quem fiscalizará – Para Helcônio, algumas questões não previstas na Lei podem contribuir para um aumento ainda maior nessas novas tarifas. Caso não haja um órgão que fiscalize esses cartórios privados, conforme prevê, o cidadão pode sofrer abusos. “A Lei que instituiu tal tributo não ‘definiu’ como será feita esta fiscalização, deixando assim de cumprir uma exigência da Constituição Federal [§1º do Art. 236]. Quem vai ser o responsável para apurar possíveis denúncias contra o serviço privatizado? Haverá um órgão especial para receber essas reclamações? Elas irão para o Corregedor do Poder Judiciário ou teremos um órgão especial para receber estas reclamações? O cidadão contribuinte continuará desassistido sendo obrigado a aceitar possíveis ‘custos extras’?”, questiona o dirigente.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/42634-privatizacao-dos-cartorios-deve-aumentar-taxas-em-mais-de-400-iaf-cobra-orgao-regulador.html

Motorista perde o controle de caminhão e cai em ribanceira na "Serra de Rio de Contas"

Fotos: Marcos Cezar/96FM
Na tarde deste sábado (07), ocorreu um acidente na BA-148, trecho entre Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. O caminhão Volkswagem, de placa policial MMR-3938, licença da cidade de Serra-ES, desceu a ribanceira da pista, após o motorista ter perdido o controle da direção, o qual ficou totalmente destruído.

No caminhão estava João Martins, motorista, e Sebastião Oliveira, ajudante. Apesar do susto, ninguém teve ferimentos graves.

O caminhão seguia da capital do estado do Espírito Santo, Vitória, para a cidade de Oliveira dos Brejinhos, na Bahia.

Fonte: Departamento de redação L12 / Fotos: Marcos Cezar/96FM

http://www.l12.com.br/index.php/noticias/destaque/914-caminhao-cai-em-ribanceira-na-ba-148

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Mais uma agência bancária é assaltada na Bahia

Uma agência bancária do município de Castro Alves, no interior da Bahia, foi assaltada no fim da manhã desta segunda-feira (9), de acordo com a polícia. Segundo informações preliminares, cerca de 10 homens em uma caminhonete invadiram a cidade e foram até a delegacia da cidade, onde atiraram nos carros da polícia. Um escrivão foi atingido na perna por um dos disparos, informou um agente da delegacia.

Em seguida, de acordo com o site G1, o grupo seguiu em direção ao banco, onde roubaram dinheiro e levaram funcionários como reféns, entre eles o gerente, relatou um policial. Os homens estão sendo perseguidos pela polícia.

Fonte: http://www.blogdaresenhageral.com.b

Lei prestes a ser aprovada nos EUA pode provocar “blecaute” na internet

O blecaute foi anunciado por Markham Erickson, porta-voz da NetCoalition, coalizão de empresas contrárias à lei – como Facebook, AOL, eBay, Facebook, Foursquare, Google, LinkedIn, Twitter, PayPal e Wikimedia. A ideia é desligar os serviços por um tempo para alertar a população sobre os possíveis efeitos da lei. É que a Sopa prevê que detentores de direitos autorais, governos de empresas removam conteúdo sem ordem judicial. E, mais importante, prevê um estrangulamento financeiro estimulando empresas como PayPal e Visa a deixar de fornecer serviços para empresas envolvidas com pirataria – seja a acusação provada judicialmente ou não.

Detalhes sobre o possível blecaute ainda não foram definidos. A ação é chamada de “opção nuclear” por ser a mais radical. “Essa lei vai mudar fundamentalmente a maneira como a internet funciona”, disse Erickson em entrevista à emissora Fox News. “As pessoas precisam entender o efeito que essa legislação de interesse específico terá na vida de quem usa a internet.”

Pressão. Há outra via de resistência. A indústria da tecnologia dos EUA ainda não aprendeu a fazer lobby, prática histórica na indústria cultural – e capaz de influenciar tanto a política interna quanto a externa do país.

“A indústria de conteúdo nos EUA tem sido muito boa ao longo do tempo em influenciar decisões políticas”, disse ao Link Michael McGeary, diretor do Engine, escritório de advocacia especializado em startups. “Por décadas, eles controlaram a direção dos governos nesta área e facilitaram a aprovação de leis invasivas, não-intuitivas e não-inovativas, como a Sopa”, explica.

McGeary está organizando um lobby de empreendedores da área de tecnologia dentro do Congresso norte-americano contra a proposta de lei. “Essas empresas criaram todo o crescimento de empregos nos EUA nos últimos 30 anos. É hora de terem uma voz mais alta no governo”, defende. “Nossa esperança é que possamos usar a nossa influência para que o Congresso respeite a necessidade de uma internet livre e aberta.”

Sem fronteira. As pressões ultrapassam o território norte-americano. Documentos vazados mostraram que o governo dos EUA pressionou a Espanha – considerado um dos países que mais infringe direitos autorais na Europa – a aprovar a Lei Sinde, que dá ao governo e a detentores de direitos autorais o poder de fechar sites que compartilhem conteúdo ilegal. O embaixador dos EUA em Madri ameaçou a Espanha com retaliações caso o país não aprovasse a lei, que tramitava há dois anos e provocou uma forte reação contrária da população.

“O governo infelizmente falhou em terminar o trabalho por razões políticas, em detrimento à reputação e à economia da Espanha”, diz uma carta enviada pelo embaixador Alan Solomont ao ex-primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero, e obtida pelo jornal espanhol El País. A lei foi aprovada na íntegra.

Do ponto de vista empresarial, a crítica é que leis do tipo podem frear a inovação, a criação de empregos e o surgimento de novas empresas – afinal, ficará mais difícil garantir a segurança de um serviço na internet. “Se a Sopa for aprovada, será mais difícil fazer ideias crescerem dentro de startups e mesmo em negócios maiores, por causa dos impedimentos”, diz McGeary.

Para os usuários, a parte mais visível da lei é a remoção indiscriminada de sites. Podem ser bloqueados serviços que compartilhem conteúdo pirata e até páginas que publiquem links para um site que ajude a burlar a lei.

O diretor do site de compartilhamentos de notícias Reddit, Erik Martin, disse que a Sopa poderia significar o fim do site. Ainda que a página só compartilhasse links de fora dos EUA, a lei determina que qualquer ferramenta que ajude a população a burlar a barreira de bloqueios seja proibida. E, no caso de um site que serve para compartilhar conteúdo dos usuários, as coisas pioram.

É o caso do próprio Facebook, Twitter e Google, que ameaçam sair do ar. O protesto não tem data nem confirmação oficial das empresas. Há uma certeza: sem eles, a internet vai ficar calada. Ou murada.

Fonte: http://www.blogdomarcelo.com.br/v2/2012/01/09/lei-prestes-a-ser-aprovada-nos-eua-pode-provocar-blecaute-na-internet/#more-38163

domingo, 8 de janeiro de 2012

Dr.José Caires, Presidente do Sindicato dos Médicos morre

Morreu na tarde desta sabado (7) no Hospital Geral do Estado (HGE) o presidiente do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed). O Dr.José Caires Meira, 52 anos, morreu vítima de um infarto agudo do miocárdio fulminante. O vice-presidente do sindicato, Francisco Magalhães, passa a assumir a gestão.

O corpo do médico será velado na sede do Sindimed a partir das 18h. De acordo com o sindicato, o corpo de José Caires será levado para o Cemitério Jardim da Saudade no domingo (8) onde darão continuidade ao velório. De acordo com as informações do Correio da Bahia, o horário do sepultamento será às 17h. Dr. Caires assumiu o cargo de presidência do Sindimed em 2007.

As principais conquistas realizadas durante o seu pleito foram a aquisição da sede própria do sindicato, após 70 anos de fundação, a realização de concurso público na Bahia, após 20 anos sem abertura de concurso no Estado, e aprovação do último plano de cargos de salários do médico na Bahia. Natural de Livramento de Nossa Senhora, sudoeste da Bahia, o sindicalista deixa esposa e filhos.

Fonte: http://www.blogdoglauber.com.br

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Lídice não crê na veracidade da ameaça de morte contra ela e Jaques Wagner

“Prezada senadora Lídice da Mata. Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, tem um ex-policial militar, da Bahia, que é um matador. Ele se chama Paulo Teodoro Vicente, natural de Irecê. Ele trabalha numa empresa transportadora. Ele está sendo pago para matar você e o governador Jaques Wagner”. Este foi o teor da ameaça de morte contra a senadora Lídice da Mata (PSB) e o governador Jaques Wagner (PT), recebido pela parlamentar na manhã desta sexta-feira (6), através do e-mail de seu gabinete. Em entrevista concedida no final da tarde ao apresentador Uziel Bueno, do Programa Brasil Urgente, da Band, a senadora contou mais detalhes sobre o prenúncio. “É uma ameaça vinda por internet e eu não dou maior atenção a isso. As redes sociais muitas vezes são invadidas por pessoas inescrupulosas, que ficam fazendo brincadeira de mau gosto. Em função exatamente disso, de impedir que essa atitude possa virar um cotidiano, nós comunicamos o fato a Secretaria de Segurança e a Polícia Legislativa do Senado Federal”, explicou. Ela afirmou ainda, quando interpelada pelo apresentador, que não crê que a ameaça tenha veracidade. “Não existe nenhuma razão que justifique ações deste tipo, vivemos numa democracia, em um ambiente pacifico”, acredita. Lídice informou também que a Polícia Legislativa do Senado já verificou que o nome da pessoa que assina o e-mail não existe na Receita Federal. “Cabe agora investigar a origem, de onde essa mensagem partiu”, finalizou. A Polícia Militar avisou, através de nota, que, ao contrário do que diz o conteúdo do aviso, o suposto contratado para matar Lídice e o governador nunca integrou o efetivo da Corporação.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PAC: Novo sistema de saneamento básico, inclusive para Botuporã e Paramirim

Dezesseis municípios da Bahia terão novo sistema de saneamento básico. De acordo com as informações do Ministério da Integração Nacional, o investimento do Governo Federal, de R$ 40 milhões, vai melhorar a qualidade de vida de 230 mil pessoas. O termo de compromisso assinado nesta segunda-feira (5/12), em Salvador, é uma parceria entre o Ministério da Integração Nacional e o Governo da Bahia. Serão beneficiados os municípios de Botuporã, Luis Eduardo Magalhães, Canápolis, Ibotirama, Muquém de São Francisco, Santa Brigida, Central, Jacaraci, Jeremoabo, Malhada, Morpara, Palmas de Monte Alto, Ipupiara, Iuiu, Lapão e Paramirim. A obra será executada pela Empresa Baiana de Saneamento (EMBASA). As obras fazem parte do projeto de revitalização das bacias do rio São Francisco, executado pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba), que contará com investimentos de R$ 2,5 bilhões até 2014.

Fonte: http://www.blogdoglauber.com.br

Bando roubou agência e obrigou reféns a cantar Parabéns saiu 'atirando e cantando

Após o assalto a banco ocorrido às 13h20 desta quinta-feira (5), na cidade de Baixa Grande (próximo a Itaberaba), a delegacia local enfim prestou as primeiras informações a respeito da ação da quadrilha, que ainda teve tempo de celebrar um parabéns com os reféns para um integrante do bando. De acordo com as informações do agente da Polícia Civil, Gilmar Barbosa, o grupo chegou em dois veículos: um Honda Civic prata e uma caminhonete Mitsubishi L200 da mesma cor. “Eles renderam os dois seguranças realizaram o roubo e saíram atirando e cantando na caminhonete”, relatou o agente. Barbosa recebeu o anúncio enquanto se preparava para almoçar em uma pousada local e disse que sua única reação foi se esconder. “O pessoal chegou gritando ‘Assalto! Assalto a banco!’ e eu, no momento, estava na viatura saindo para o almoço. Só fiz sair da viatura e me proteger, claro. Estava sozinho”, admitiu. De acordo com ele, no momento da ação, o delegado titular Malaquias Bispo estava na delegacia, mas não teve como reagir. “Só temos dois agentes aqui na cidade. Eles estavam com armas de grosso calibre”, disse. O delegado não quis falar com o Bahia Notícias, mas mandou dizer através de seu agente que os reféns (um gerente e dois funcionários do banco) já foram liberados nas imediações do município.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Agência do Banco do Brasil de Abaíra é assaltada

A agência do Banco do Brasil de Abaíra, no sudoeste baiano, foi assaltada por volta das 9h30 desta quarta-feira (4). Segundo o ex-prefeito da cidade, Edval Silva, foram levados como reféns um vigilante da agência, conhecido como Souza, o gerente do banco, José Lobo, a funcionária Marli Alves e dois clientes. Também funcionário da instituição financeira, o ex-gestor narrou a ação dos bandidos, em conversa com o Bahia Notícias. “Eles já chegaram atirando, inclusive quase atingindo um policial. Depois, enquanto estavam no banco, continuaram na rua atirando”, afirmou. Os reféns foram libertados a aproximadamente 15 km da cidade. Ainda não se sabe a quantia roubada. De acordo com Silva, os ladrões estavam em uma Strada e tinham armamento pesado.

Fonte: www.bahianoticias.com.br

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Atleta paraolímpico de Livramento vence a São Silvestre

Vencedor da mais tradicional corrida de rua do Brasil. Foto: Márcio Santos 
Antônio Caíres Anjo, mais conhecido como Tõe, 34 anos, da região de Livramento de Nossa Senhora, sudoeste do Estado, foi o primeiro colocado na Categoria Especial – DI (Deficientes intelectuais), da 87ª Corrida Internacional de São Silvestre, a mais tradicional corrida de rua do Brasil. De acordo com as informações do site L12, com o tempo de 1 hora e 5 minutos, o portador de múltiplas necessidades especiais venceu a corrida de 15 km. A prova foi disputada no último sábado (31), nas principais Ruas da cidade de São Paulo, onde o atleta foi perseguido de perto pelo paulista Carlos Alberto Monteiro Silveira, segundo lugar na prova, com um tempo de 1 hora e 12 minutos e por Sebastião Arruda, terceiro lugar, com 1 hora e 14 minutos.

Ainda segundo o L12, o atleta, que é patrocinado por comerciantes da Região, com 17 dias de nascido, começou apresentar comportamento anormal, conseqüência de uma queda que sua mãe sofreu, ainda no período de gestação. A mãe dele conta que, na ocasião, morava na zona rural do município de Ituaçu, a dificuldade era grande, o acesso a assistência médica era muito difícil, tendo que recorrer às plantas medicinais. A primeira vez que o atleta andou tinha 5 anos de idade e começou a correr somente aos 18 anos. Antônio Caíres Anjo, dono de uma história de vida impressionante, é um exemplo de superação pelo êxito conquistado! Mais uma prova de que não existe dificuldade nem barreiras basta apenas ter determinação e perseverança.

Fonte: http://www.blogdoglauber.com.br

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Plano Plurianual a verba para construção da BR 122 que passa em Guanambi até Juazeiro

Notícia do Visitante do Site: Focadoemvoce.com / Aqui você também é Repórter 

Nome: César
Email: daclb@hotmail.com
Assunto: BR 122
Mensagem: Foi incluído pelo Senador Walter Pinheiro no PPA - Plano Plurianual a verba para construção da BR 122 que passa em Guanambi até Juazeiro. Esperamos que essa obra saia do papel antes do previsto o que traria muitos benefícios para nossa região e que o primeiro trecho a ser asfaltado seja entre Caetité, Paramirim, Rio do Pires e Seabra. Agora depende dos políticos de nossa região correrem atrás junto ao Ministério dos transportes e ao DNIT para que a obra seja iniciada o quanto antes.
04AK - Construção da BR-122/BA
Custo Total: R$ 500.000.000 Data Início: 01/03/2012 Data Término: 31/12/2019

http://www.camara.gov.br/internet/comissao/index/mista/orca/ppa/PPA_2012_2015/autografos/04-anexoIII.pdf

domingo, 1 de janeiro de 2012

Paramirim marcou presença na 1ª Corrida de Érico Cardoso

A primeira corrida realizada em Érico Cardoso foi um sucesso. Paramirim marcou presença no evento. Na foto do topo temos a equipe de João Luiz (Caraíbas e Canabravinha), sendo que o representante de Canabravinha conseguiu a quinta colocação no geral e foi premiado. Já na de baixo aparece o locutor Neto ao lado do grande Campeão da Corrida. Todos eles prestigiando e participando, de forma direta e indireta, do evento. Também marcou presença o Site Focadoemvoce.com.

Breve teremos o conteúdo completo no Site. São fotos, vídeo e um resumo da Primeira Corrida de Érico Cardoso.

Concursos previstos para 2012 devem oferecer 43 mil vagas no país

Correio da Bahia

O número de vagas previstas em 2012 em órgãos de nível federal e estadual, além de capitais, chega a 43,2 mil, sem contar as instituições que lançarão concursos para cadastro de reserva, isto é, quando os aprovados são chamados conforme a necessidade do órgão, como é o caso do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Entre as vagas levantadas estão cargos que foram criados e oportunidades que já foram autorizadas ou aguardam autorização dos respectivos órgãos competentes, segundo levantamento feito pelo G1.

Entre os concursos mais esperados do ano estão os da Polícia Federal, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobras. No caso da PF, 1,2 mil vagas de nível superior foram autorizadas pelo Ministério do Planejamento. As 328 para agente administrativo ainda aguardam aval do governo.

Em relação aos demais, os próprios órgãos, que não necessitam de autorização do governo federal para realizar as seleções por terem orçamento próprio, divulgaram que realização concursos em 2012. A Petrobras confirmou a realização de dois concursos em 2012, para cargos de nível médio/técnico e superior.

A empresa estima admitir 17 mil novos empregados até 2015, conforme seu Plano de Negócios.A Polícia Rodoviária Federal teve autorização da presidente Dilma Rousseff para contratar 1.500 policiais rodoviários em 2012.Três ministérios tiveram concursos autorizados pelo governo federal no fim de 2011.

São eles: Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e Planejamento. Já o Banco Central, Defensoria Pública da União, Ministério da Agricultura, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Fazenda e Receita Federal aguardam autorização do Ministério do Planejamento para abrir as seleções neste ano.No caso das agências reguladoras do governo federal, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) teve concurso para 46 vagas autorizado.

Já a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) esperam liberação de orçamento.Em alguns concursos, a organizadora já está definida, como é o caso do Instituto Rio Branco, Casa da Moeda e Indústria de Material Bélico do Brasil.

Como em 2012 haverá eleições municipais, a lei 9.505/97 restringe apenas a nomeação, contratação ou admissão do servidor público nos três meses que antecedem o pleito até a posse dos eleitos, restrição feita à esfera em que ocorre a eleição, no caso deste ano, no âmbito municipal. Caso a homologação do concurso for feita até três meses antes das eleições, as nomeações podem ocorrer em qualquer período do ano. Já em âmbito estadual e federal as nomeações ocorrem sem restrições.

Fonte: http://www.blogdaresenhageral.com.br/v1/2012/01/01/concursos-previstos-para-2012-devem-oferecer-43-mil-vagas-no-pais/#more-92137